quarta-feira, 20 de julho de 2016

Bolsa bombando, Trades bem sucedidos em ELPL4 e Causos



Bolsa bombando

Esses últimos dias a bolsa tem tido uma alta inexplicável. 10 dias seguidos de alta. Algumas ações bombando, entre elas a ELPL4 eu consegui estar na onda e surfar.


Data compraPapelCompraQtdOrdem compraAlvo / Stop GainStop LossCot. atual ou vendidaOrdem vendaVariaçãoData vendaLucro
16/06/2016ELPL46,622001324,00--8,451.690,0027,64%30/06/2016346
07/07/2016ELPL49,622001924,00--13,052.610,0035,65%19/07/2016666

Olha que coisa linda. Milzinho no bolso do papai. Poderia ter sido mais, mas como não sou advinho nem tenho muito dinheiro para investir, o jeito é se contentar com isso. Mas só de pensar que comecei com uma carteira de 7500 em fevereiro e agora estou com uma carteira de 13 mil já é alguma coisa. Isso sem aporte nem nada, só com a valorização da carteira.

Esse ano o setor está bom para o setor elétrico, principalmente para as geradoras. CMIG4 eu tinha e me desfiz a umas semanas atrás mas voltou a bombar. ELET6 e outras estão praticamente com o mesmo gráfico de subida violenta. Quem estava nesse setor se deu bem. Infelizmente os preços já estão meio esticados mas há uma indicação forte que ELPL4 irá buscar os R$ 18, isso saiu num relatório desses bancos de investimento como o preço alvo dela. Analisem e tirem suas próprias conclusões! Calculem o risco.

Até a PETR4 deu uma esticada boa e está animando os "analistas". Mas continua uma empresa merda na situação atual, não vai ser um presidentinho ou um governo que vai chegar e tirar ela dessa situação, então com preço muito alto não tenho coragem de comprar.

Viagens

Na vida pessoal, algumas coisas interessantes para relatar. Fiz uma viagem para outro estado e fiz alguns amigos. A história de um desses amigos é impressionante, o cara era um carioca beta tímido que se tornou putão pegador mudou pra Floripa e está pegando lindas LCRs. Eu vi pessoalmente o desempenho do cara e é impressionante. O cara é muito gente boa, fizemos uma parceria legal mas que não posso comentar muito, a não ser os resultados aqui para vocês, no futuro. 

Encontrei um ex-amigo betoso do trabalho. O chimpa fazia uns bully comigo sobre minha tendência à calvície (quem tem isso sabe como incomoda) e foi sensacional encontrá-lo mais calvo que eu. Claro que zoei ele. Adoro constranger otários pau no cu que por terem alto carisma ou serem os "alfas" em energia social fazem piadinhas com os betas do grupo. (coloquei alfa entre aspas pois homens alfas não costumam fazer isso no grupo de amizades deles). Por eu não ser TÃO nerdoso e ter um senso de humor ácido e gosto por vingança, algumas vezes consigo zoar profundamente bullies dos grupos que ando, ao ponto de deixá-los realmente irritados. É meio que um senso de justiça, mas confesso que é mais uma diversão minha mesmo. Pelo menos para isso eu tenho um traquejo social razoável, pois me criei brincando com molecada da rua.

Esse meu colega era aqueles típicos chimpas esquerdistas metidos a alternativos, "questionador do capitalismo", "paz e amor", e "save the children of Africa" mas que quando fumam um cigarro jogam a bituca no chão ou quando usam o copo descartável jogam no chão também. A gente costumava andar junto, tomar umas, então cheguei para conversar com ele descontraído, como amigos homens se tratam. Ele para minha surpresa veio todo cheio de não-me-toques, e formalidades, maior viadagem. Como o mongolzão não deu muito papo, me despedi e saí fora.


Lembrei da anedota, mais pura verdade:

A verdadeira amizade feminina 
Duas mulheres se encontram na rua, uma delas saindo do cabeleireiro: 
Mulher 1: Olá, querida!!! Você cortou o cabelo? 
Mulher 2: Cortei amor! Você não imagina com quem... o Edson, aquele mago da tesoura. 
Mulher 1: Maaaraaaviiilhooosooo!!! Ficou 10 anos mais moça. Essas mechas, que bárbaro! Vou mandar fazer igualzinho. Foram luzes? 
Mulher 2: Não menina, é uma técnica nova de clareamento que ele trouxe da Itália. Imagina que... (Meia hora depois...) 
Mulher 1: Então tá bom, querida. Corre pra casa, que teu namorado vai morrer de orgulho da mulher que tem. 
Mulher 2: Ai amiga, te adoro! Beijinhos! 
Mulher 1 sai pensando: Como essa perua ficou ridícula! Será que ela não se enxerga? Não sei como aquele gato do namorado dela continua com ela. Se der mole eu agarro ele. 
Mulher 2 sai pensando: Essa galinha deve estar morrendo de inveja do meu visual. Ainda quer fazer igual, vê se pode! Com aquele cabelo que parece um arame. Nem com implante! 


A verdadeira amizade masculina 
Dois Homens se encontram na rua, um deles saindo do barbeiro: 
Homem 1: Opa! E aí, seu filho da puta? Tava cortando o cabelo, né? 
Homem 2: Não, seu puto... tirei pra lavar, aproveitei e deixei a orelha crescer! 
Homem 1: Que merda de corte, hein? Tu tá parecendo um viado. O cabeleireiro entendeu PRA BICHA ao invés de CAPRICHA, é? 
Homem 2: É... mas tua mãe gostou. 
Homem 1: Falou então... Ah, manda um beijo pra aquela gostosa da tua irmã, viu? 
Homem 2: Vai se foder, seu corno! Até mais! 
Homem 1 sai pensando: Esse cara... gente finíssima! Temo' que marcar umas cervejas. 
Homem 2 sai pensando: Adoro esse cara... muito gente boa... 


Voltando ao relato, por que estou da
ndo ênfase a uma história e uma situação aparentemente tão irrelevante? É que lembrei que um dia, engraçado, na época que éramos "amigos", o cara me pediu dinheiro emprestado para comprar uma coisa. Pior, ele pediu meu nome emprestado na operação. Obviamente neguei, talvez até nem tivesse condições mesmo na época, não lembro exatamente. Aí você vê o cara e ele te trata como desconhecido. Então isso fica de alerta amigos, quem se finge de teu amigo hoje para te pedir dinheiro emprestado e você considerar fazer isso "pela amizade" no futuro ele pode fingir que nem te conhece. Ao lembrar disso, fiquei feliz e de consciência tranquila por não ter feito essa merda na época, e também ao sair e ver que estou mais bonito, com corpo mais legal e ganho mais que o babaca. Talvez ele ainda pegue mais mulheres (em quantidade) pois ele tem pinta de maconheiro "descolado" esquerdista, perfil que as mulheres adoram, mas com o tempo reverteremos isso. Como dizem, dinheiro vence tudo.


Emprestar o nome é o caralho!
Sucesso financeiro! 



terça-feira, 12 de julho de 2016

Investir em imóveis, vale a pena ou não?



Nas finanças temos vários tipos de modalidades de investimentos na qual podemos gerar riqueza. Uma coisa que procuro é tentar ver um pouco antes da massa em geral quais momentos de virada de algumas modalidades, para assim pegar uma onda boa, antes de ela perder a força inicial e a maior parte dos ganhos. Consegui fazer isso em fevereiro deste ano, que a bolsa vinha numa queda que parecia sem fim e deu uma subida violenta. Foi uma mistura de sorte com atenção, pois eu sequer era investidor da bolsa. Pensar diferente dos outros ajuda. Uma coisa que eu gostaria de contribuir na discussão é sobre a questão de investimento imóveis. Estamos num mercado de imóveis totalmente ferrado, quase ninguém está pensando em comprar imóveis e muita gente querendo vender, o que me deixa bastante interessado nesta modalidade no momento.


Temos resumidamente 3 linhas de pensamento:

  1. Alguns são da linha de eliminar totalmente esta modalidade, dado o alto risco de baixa rendabilidade devido N taxas da administradora e impostos, muito trabalho em administrar os inquilinos (quando se faz isso por si próprio);
  2. Aqueles que investem em fundos de imóveis, que eliminam o risco acima e investem em fundos como parte da sua estratégia de diversificação;
  3. Aqueles que compram um ou alguns imóveis para ter em seu patrimônio;
  4. Aqueles que querem fazer dos imóveis sua fonte primária de renda. 
No item 1 temos caras como o Pobreta. No 2 temos caras como o Uó e outros, que investem em FIIs. No 3 temos como um exemplo o "Pobre Catarrento" e do 4 temos o "Viver de Construção" que constrói casas para viver do aluguel.

Eu sou das opiniões 2 e 3. Não gosto da linha 1 porque acho uma visão fechada já que temos vários exemplos de pessoas que enriqueceram com imóveis. Também não gosto da linha 4, embora conheça casos de empreiteiros que ganham bastante, pois nessa modalidade há muitos riscos com trabalhar na informalidade, o que muitos fazem, ou mesmo quando se faz tudo certinho, ainda há o risco de trabalhadores pilantras botarem o cara na justiça e sempre o empregador se fode.

Casos que acompanhei

Na literatura de finanças que li, a memória mais clara sobre essa questão é a do próprio Kiyosaki (Pai Rico Pai Pobre). Ele enfatiza em várias passagens do seu livro o quanto fez dinheiro com imóveis e incentiva o leitor a achar formas de ganhar dinheiro com isso mesmo que ache que não é possível. Eu tento pensar nisso e nas experiências que observo de colegas e parentes para tirar minhas próprias conclusões. 

Dois colegas que juntaram cerca de 200 mil de patrimônio em poucos anos, ambos tinham uma coisa em comum, eles compraram e venderam um imóvel. Compraram mais ou menos no meio pro final da última época de bonança dos imóveis (até 2011), venderam uns 2 a 3 anos depois. Um fez benfeitorias e outro não. 

Se parar para pensar, obviamente que não há nenhum milagre. Se pegar todo o dinheiro que o cara pagou de prestações do financiamento, mais o valor que retiraram inicialmente do FGTS (sempre quantias altas), veremos que o dinheiro que acumularam não veio todo da valorização do imóvel, foi como uma poupança forçada + o resgate do FGTS.

Financiar um imóvel próprio é outra modalidade de sacar os eu FGTS sem ser demitido. 
Ao comprar um imóvel, você tira o dinheiro do lixo do FGTS que rende perto do 0 e ele passa a integrar o valor do imóvel que valorizará conforme o mercado.

Preste atenção! Se por acaso você é burro é isto que está pensando, NÃO estou sugerindo neste momento você fazer isso, seu debilóide. Apenas estou constatando o óbvio. Comprar um imóvel usando o FGTS e depois vendê-lo é uma forma de resgatar seu FGTS dos cofres safados do governo para o seu pote de riqueza. Mas obviamente de forma geral não estamos num momento bom para fazer isso. Depende das condições e oportunidades de cada um

Outro caso que eu gostaria de compartilhar com vocês é de um familiar. Foi demitido a muitos anos e ficou na merda, era um total inepto na vida financeira então ficou quase na miséria (sem exagero), hoje ele é velho mas não ficou porque em épocas boas ele teve a boa decisão de comprar alguns terrenos e uma casinha. Deve ter pago mixaria ou uma prestaçãozinha pequena. Hoje esses terrenos, que nem são numa área muito valorizada dentro da cidade, valem algumas centenas de milhares de reais. Ou seja, foram os imóveis que o salvaram da total miséria, mesmo sendo um total 0 a esquerda em finanças. Sei que é só um caso, mas é um exemplo poderoso que confirma a crendice popular de que investir em imóveis é uma garantia para o futuro, pois é um ativo que mantém o valor real. 


Veja um investidor que diz ter chegado a 1 milhão de capital em 6 anos através de imóveis. Podem e devem ver a história com ceticismo, o importante é pegar a ideia. 




Case emblemático: Pobre Catarrento

Um caso muito interessante que deve ser lembrado a todos é o do Pobre Catarrento, cujo blog conheci através do ranking do VRP (Pobreta). Ele saltou o patrimônio da faixa dos 700k para mais de 1 milhão e 300 mil após um negócio bem sucedido de venda de imóvel. Segundo ele falou, foi ele quem fez tudo desde o começo: comprou o terreno, segurou e depois vendeu. Não foi aqueles casos de simples herança ou algo que caiu no colo. Este é um exemplo emblemático que imóveis podem ser excelentes modalidades de investimento, rivalizando em rentabilidade com as melhores modalidades.


A vida o mercado vem em ondas

Tudo é uma questão de saber surfar as ondas. Por volta de 2006 a 2010, foi uma ótima época para comprar imóveis. Os preços ainda não estavam muito inflados, o crédito estava barato, e a possibilidade de valorização era alta.

Vejam o que falavam em 2011:




A partir de 2011 a tendência começou a se reverter. Em 2012 a alta começou a desacelerar e já era praticamente impossível comprar imóvel para especular esperando altos ganhos. A última leva de espertinhos que foram na onda da manada que fez dinheiro praticamente do nada só por comprar imóvel financiado, revender o "ágio" e lucrar amargou dificuldades de vender e até perdas. Quem comprou depois disso já comprou muito caro. Então pegou um maior risco de rentabilidade baixa ou até desvalorização. 

Eu sou muito a favor de o cara se informar muito antes de comprar. Pesquisar o local, ver a dinâmica do bairro, se está em decadência ou crescimento, a empresa que fez o empreendimento, a condição jurídica do empreendimento. Para isso é importante consultar profissionais de sua confiança. A um tempo atrás, cheguei até a pesquisar materiais sobre isso, talvez trarei isso aqui no futuro. 

Problema dos imóveis hoje

O problema hoje é que está ruim para o vendedor, mas não está bom para os compradores. Os juros estão muito altos, tornando praticamente inviável comprar apartamento financiado, por exemplo. Mas quando falamos em financiamento, geralmente estamos falando em imóveis para morar, que são exatamente o tipo mais duvidoso de investimento em imóveis. Terrenos e imóveis comerciais geralmente possuem maior potencial de valorização. Não sou nenhum especialista em imóveis, podem inclusive me questionar ou corrigir, mas essa é minha observação.


Conclusão

Então a resposta é: sim! Invista em imóveis. Ou ao menos considere de forma séria e sem preconceitos esta modalidade de investimento, principalmente para o longo prazo. Obviamente que não vá ser burro de comprar apertamento caro e ruim 90% financiado pela Caixa com juros caros e dizer que é "investimento", pode ser que seja (com certeza é) um péssimo negócio. Mas em geral imóveis são sim uma excelente possibilidade de investimento e crescimento de patrimônio. Mas estou falando, também, ou até principalmente, em terrenos, pontos comerciais, etc.

NÃO caiam no blablablá de corretores, que dizem que imóveis SEMPRE valorizam, entre outras baboseiras. Tracem suas próprias estratégias de investimento, e claro, de acordo com o momento financeiro em que vivem. A maioria agora está ruim ou até sofrendo o desemprego, mas para alguns que têm reservas, pode ser a hora certa de negociar. Como ouvi um desses analistas falando: "na época da crise, quem tem dinheiro esmaga quem não tem".
Fiz esse post meio na correria, só para não falhar, pois estou com muita urgência em algumas coisas de trabalho. Espero que gostem. Se você gostou, dê um like e comparti... Ops, não é youtube. KKK

Sucesso financeiro!


terça-feira, 5 de julho de 2016

Ranking do Milhão JUL/2016



Saudações, guerreiros do milhão!
Esse mês tivemos um ranking emocionante, com vários imprevistos, surpresas boas e más, capotagens e destruição. Acompanhe.


Rato Investidor nos explicando como alcançou o feito.

Rato Investidor ligou o turbo, Nitro, o KERS e a Asa Móvel tudo junto e ultrapassou todos violentamente como um foguete. Mais que triplicou o patrimônio financeiro líquido. Cresceu tanto que agora vai se chamar Guabiru Investidor. Como? Recebeu o FGTS e aportou. Ele fala que tem o colchão de segurança e que está conseguindo se manter com a renda do seu empreendimento. Vamos ver se ele vai conseguir se manter mesmo. E se a mulher vai assumir as contas ou começar a chiar com ele por estar desempregado. (Como fiel da balança, por já ter sido casado, sei as vantagens e desvantagens dos dois mundos.)
Dessa experiência do Rato tiramos duas lições concretas. Uma é que o plano FGTS realmente pode ser bom, se você tiver sangue frio e não encarar a demissão com desespero. A outra é uma boa ideia ter plano B de fonte de renda, para não depender de emprego. Óbvio que tem a dificuldade no Brasil, que o cara tem que saber o que está fazendo, etc.
Parabéns Rato Investidor, obviamente pelo crescimento líquido, não pela demissão, claro. Mas essa é uma oportunidade boa de vermos a demissão como uma possibilidade de outros caminhos.

Veja abaixo o vídeo do Guabiru dando o bote, ultrapassando todos para chegar à liderança:





Lyrical Master demorou a postar (estamos no dia 5 e nada) e eu quis publicar logo o ranking, considerei seu patrimônio como igual ao mês anterior. Peço encarecidamente a todos que façam a atualização até dia 5, de preferência antes do meio dia. Alguns já fazem até no último dia do mês.
Edit: Publiquei no automático às 17h, foi mal Lyrical, não vi sua mensagem. Está atualizado com R$ 25029,82. Como não influi na posição, mudarei depois.

Ser Lixo fez um aporte razoável de 1,5k para quem reclama que tem um salário ruim e alcançou a marca dos 20k. Todos sabemos que 20k não é nada para quem tem muito dinheiro, mas é uma marca psicológica muito importante pois passa a ele a mensagem de que ele pode isso e muito mais. E não deve ter sido sem esforço, não é fácil ter uma reserva assim, mesmo muita gente que ganha bem vive na corrida dos ratos e nem sonha com esta reserva financeira. Além disso, o Ser Lixo criou uma excelente definição para este ranking: "um ranking com os pobretões mais pobres da blogosfera". KKK
Parabéns pelo 3º lugar Ser Lixo!



Ranking Jogo do Milhão - Série D - Junho de 2016

Maluco Beleza Finanças teve um crescimento de mais de 3,5k, com grande parte vindo do aporte respeitável de mais de 2k. Na bolsa, ele está surfando o rally do alívio, ou do pós impeachment ou do que quiserem chamar. Está mais exposto ou fez compras em momentos melhores que eu, então por isso se beneficiou mais.

Burguês Inglório deu um nó na minha cabeça, tive que alterar dois meses dos seus dados que ele falou que estavam equivocados (me corrija se estiver errado), mas *não mudou em nada as posições anteriores dele no ranking*. Vem com seu ritmo constante e lento. Ainda não incluiu o FGTS nas contas, ele vai ficar desempregado também. Está só viajando e curtindo, parece que vai tirar um ano sabático para estudar sobre investimentos. Acho muito interessante isso e eu também queria fazer isso se pudesse. Embora ele seja frugal, suspeito que ele seja de família rica, pois nada justifica tamanha tranquilidade mesmo levando estando desempregado. Talvez porque ainda seja jovem, ainda more com os pais e não tenha as responsabilidades horríveis de adulto.

Self-made Man (eu) tive um crescimento baixo mas pelo menos parei de cair. O crescimento foi graças à valorização da carteira de Renda Variável. Acabei me descapitalizando em mais de mil reais dias antes do fechamento para fazer um negócio que poderia me render uma graninha e ainda estou esperando liquidar, então acabei não contabilizando este valor. Regras são regras. Quem está na minha frente no momento, o Burguês, já abre 4k de diferença. Ele está desempregado mas também deverá botar o FGTS na conta, então só me resta a mediocridade de permanecer no pelotão do meio. O jeito por enquanto é focar em bater as minhas próprias metas.


O Pobre Sonhador teve um salto bom de 11,34%, está bem disciplinado. Esse mês discutiu sobre qual seria a melhor carteira para ele no TD. Esse lance das moedinhas eu ainda estou vendo se é golpe ou se é quente mesmo. KKK
Terminou o mês superando o MC (logo abaixo) por apenas R$ 18,00! WOW! Que ultrapassagem! Alcançou a linha de chegada um cabelinho de sapo na frente! Essa foi na raça.


Mestre dos Centavos acabou tendo uma retirada de quase 1k e amarga a vice-lanterna. MC diz estar agindo em modo defensivo mas não explica como. Infelizmente está se aproximando perigosamente de forma descendente da barreira psicológica dos 10k, que se ficar abaixo disso acho difícil ele se recuperar, a não ser que aumente sua renda.
Falou mais uma vez de modo vago de um projeto aí que está com cara que não tem nada. Pensei que fosse alguma coisa mesmo de negócios mas ele deixou a entender que ia ser alguma coisa de internet. Será que ele vai abrir um canal no Youtube?
Fiquei muito triste e ao mesmo tempo puto com o MC pelo seu post de resultados de junho. Acabo vendo nele os meus próprios fracassos dos meses anteriores. Mas ele parece animado (ou deixa transparecer) e gostei da música pedra que ele botou no final. Se fosse um fresco, estaria botando musiquinhas de derrota, Loser Manos ou outro tipo de música Emo. Gosto do estilo dele. Chorar é coisa de bichinha. Homem reagrupa os soldados feridos para a próxima batalha. Só tem que cuidar para não estar executando uma estratégia ruim a caminho da derrota.


Momento exato em que Investidor por acaso foi abatido.

Investidor por acaso teve a queda mais estupefante e aloprada de todas. Na verdade ele zerou. Se no topo tivemos uma subida de foguete, no fundo tivemos uma queda meteórica? O motivo? Ele resolveu se descapitalizar para comprar um automóvel. Não sou daqueles que vai julgar o cara, e eu mesmo não posso falar nada pois quando era mais novo já me endividei para comprar carro também, e sei o quanto ter um carro é bom, mas como o nosso objetivo aqui é crescimento de patrimônio financeiro, é uma constatação óbvia que foi prejudicial ao patrimônio dele, e irá dificultar mais ainda pois carro é um enorme sugador de dinheiro.
Estou vendo se manterei ele no ranking, pois este ranking é pobre mas é limpinho. "Patrimônio" de R$ 150 conto não dá. Essa porra não dá nem pra comprar um jogo de PS4. Estou pensando em dar 3 meses para ele ficar no mínimo acima de R$ 1000. O que acham? Investidor por acaso, você tem 3 meses para apresentar uma quantia minimamente decente ou apresentar seu pedido de (derrota) exoneração, ok?


Resultado

Rato subiu para a estratosfera e repare que Investidor por acaso caiu tanto que passou do chão.
Nem o gráfico aceitou tamanha queda. No pelotão de fundo, todos embolados.



Novidades!
Com esse crescimento do Guabiru Rato Investidor, ele vai acabar fazendo companhia ao Jovem Frugal, Pardal e Doutor na série D, saindo da D-, pois não faz sentido ele competir com uma galera de "cilindrada" inferior. 
A partir da próxima edição do ranking teremos duas séries, uma série D (de 30k a 60k) e a D- (até 30k).

Estou abrindo as vagas. 

  • 2 vagas Série D- (menos de 25K) + 1 para fila de espera
  • 3 vagas Série D (30K a 60K)


Me indiquem participantes entre camaradas da blogosfera com o mesmo perfil! Será bom para o crescimento de todos os participantes! Me indiquem pessoas que não estão no Ranking do Pobreta, pois já tem alguns aqui, então ficaria sem graça espelhar o ranking dele e também não quero concorrer com o mesmo. O perfil é o mesmo, quem atualize mensalmente até o dia 05, e contabilize patrimônio financeiro líquido (aplicações financeiras, bolsa, fundos de investimento, etc). 



Sucesso financeiro!







sexta-feira, 1 de julho de 2016

Atualização patrimônio - Junho/2016 +3,01%



Saudações Guerreiros do Milhão!

Dado o meu desempenho nos últimos meses, constatei que meu estilo de vida talvez não estivesse frugal o suficiente. Cortei umas contas este mês e vou começar a deixar de fora minha reserva de emergência para que não aconteça mais isso. A queda já era esperada pois meio que dei uma "pedalada", coloquei todo dinheiro que pude na poupança e contei como investimento, quando na verdade sabia que minhas contas fechariam no vermelho nos próximos meses. Com quem será que aprendi isso? KKK Fica o aprendizado, agora não vou contabilizar nada, ou contabilizar menos o valor da minha reserva de emergência. 



Tudo pelos aportes!

Após verificar no gráfico do ranking a minha queda absurda em 2 meses seguidos, sai cortando tudo que pude de despesa, que é pouca coisa, pois já sou relativamente frugal. Estou evitando um pouco sair e jantar fora. O maior sacrifício foi que eu larguei uma pós-graduação que estava consumindo muito minha grana e percebi que não iria me trazer muito ganho, pois já tenho uma pós em outra universidade mais conceituada. Iria apenas me onerar, "sujar" meu currículo e não ia me dar conhecimento pois já sabia 90% do que estava sendo ensinado. O networking também não estava sendo proveitoso.
Então resolvi trancar pois não ia me valer de nada o diploma. Assim eu tenho algum fôlego a mais para as contas e para nos próximos meses um aporte mais decente. A parte chata é que fica aquela sensação de derrota de não ter concluído algo que comecei. Como dizem: "No pain, no gain".

Bolsa

Na bolsa, o ponto bom deste mês é que fiz um trade bem sucedido. Comprei ELPL4 a 6,62 em poucos dias subiu para 7,44 e liquidei esses dias a 8,45 com lucro de uns R$ 300. Vou esperar outra oportunidade de entrar para surfar a onda ou manter com alvo para R$ 17. 

Ainda coisas boas, a TIMP3 pagou dividendos. Não que seja grande coisas, mas foram os primeiros dividendos que eu recebi na minha curta carreira de investidor. :D

Percebi que se eu fizer o feijão com arroz, comprar empresas que não estão quebrando e estiverem em preços baixos próximos do histórico, o mercado acaba me premiando. Na verdade todos os trades que fiz assim até hoje foram com sucesso, com excessão de um único que fiz perdendo R$ 60 reais em que testei o Stop Loss. O dito papel, GOLL4, caiu mas voltou e superou meu alvo inicial. O que valida aquela tese de que a Bolsa de valores é "um mercado que transfere o dinheiro dos menos pacientes para os mais pacientes". 

Voltando às quedas, achei melhor ter essa pequena perda desses 2 meses atrás para abrir o olho (assim como as que estou segurando agora) do que continuar ganhando sempre e ter uma autoconfiança perigosa, é melhor assim. Bolsa é que nem andar de moto, ou você cai, ou vai cair. KKKK. É bom sempre se precaver e andar com cuidado para não cair. 


Recuperação
Atualmente as três que estou segurando: CMIG4, GGBR4 e TIMP3 estão se recuperando lentamente, valorizando minha carteira e recuperando um pouco das perdas. Neste exato momento a melhor está CMIG4 e a pior GGBR. Estou acompanhando de perto mas não irei realizar as perdas e sim aguardar subir novamente, pois no meu cenário avalio ser plenamente possível. Estou ciente de não cair na armadilha, então não estou dobrando a aposta em nenhuma das 3.

Taxas da corretora
Vi o meu extrato a safada da Easynvest cobrou R$ 20 de corretagem mínima no mês, que quase levou tudo dos meus R$ 36 de dividendos que ganhei da TIMP3. Engraçado que o Pobre Sonhador tinha falado exatamente nisso num post atrás, mas só me liguei agora nesse último mês que não fiz operações e veio esse desconto, ou seja, quando aconteceu comigo. Gostei da Easynvest e acho prático ter tudo numa só corretora mas provavelmente mudarei para outra corretora para fugir desta taxa sem vergonha, além das taxas dela para operações de ações não serem as melhores.

Finanças pessoais e Imprevistos

Assim como no mês, anterior, continua uma série de atendados da Matrix tentando me puxar pra baixo. Tive um problema num aparelho caro em casa, manutenção imprevista no carro que me fez gastar mais algumas centenas de reais. Uma série de coisas chatas e com prejuízos de tempo e dinheiro envolvidos. 
Pelo menos aquela ajuda que tinha falado que precisaria dar a um parente, aparentemente não vai precisar de minha ajuda, o que tira um peso das minhas costas. Mas no momento estou mandando uma ajuda que tinha prometido e também tem o fato de que a qualquer momento alguma merda pode acontecer e sobrar pro meu lado (não quero nem falar). 

Estou ciente de não ser enrolado nem sugado por parentes, foi uma situação que avaliei vi que o caso não foi estupidez deles então eu mesmo ofereci. Se algum parente pedir ajuda de vocês, sempre peçam todas informações, perguntem tudo até encher bastante o saco deles e verificar a realidade da situação. Nunca deem ou emprestem dinheiro facilmente, nem deixem transparecer que têm recursos guardados, ou será o caminho para terem perturbação para o resto da vida.

O aumento nesse mês não foi maior porque tirei 1300 para fazer um negócio, que deverá voltar no próximo mês com um pequeno lucro. Na prática é como se o aporte do mês tivesse coberto a retirada. Mas esse dinheiro perdeu a liquidez até o trade se realizar, então retirei ele das contas. Regras são regras.

Previdência privada e Milhão

Decidi aumentar meus aportes na minha previdência privada. Sabemos todos que Previdência Privada é um lixo, mas não estou falando daquelas que os bancos oferecem para os trouxas. A minha é fechada, e a minha empresa dá a contribuição igual à minha fazendo ser interessante. Além disso há o abate correspondente no desconto de IR no contracheque. 
Sei que parece uma heresia falar de previdência privada em blogs de finanças mas é nessas condições que falei para vocês. Não consigo nenhum investimento que renda 100% ao mês, e é o que ela "rende" já que a empresa dobra meu aporte. Já juntei um valor interessante, embora não seja líquido, pois não posso retirar a qualquer momento, mas daqui a 10 anos poderei sacar esse dinheiro para ajudar a alcançar o milhão ou mesmo e somá-lo ao meu milhão para aumentar a bola de neve. Não acredito que poderei chegar ao milhão em poucos anos, tipo uns 5 anos, creio que será uma corrida de uns 10 anos. É chato mas é assim mesmo. Terei por volta de 40 anos. Vai dar pra curtir sim. Farei tudo para chegar antes, claro. Esse valor faz parte da barra cinza do meu gráfico. O verde é o líquido, o que vale para os rankings.

Resultado do mês

Poupança: 1300,00
Carteira RF: 3.787,27
Carteira RV: 4.060,00
Dinheiro: 3773,03

Total: R$ 12920,30 
Variação: +R$ 377,13 (+3,01%)



12920 líquidos. Próximo mês é questão de honra superar a barreira dos 14k líquidos e é certo superar 100k do total.


Com este desempenho fraco, provavelmente perderei uma posição (ou mais) no ranking. Próximos meses os aportes serão maiores.

É isso aí. Sucesso financeiro!