quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Estamos em uma ótima hora para investir na bolsa?


Vejo os vários blogs de investimentos e confesso que me impressiono com a complexidade com que a galera lida com o tema. O pessoal já está em outro nível. Não vejo muita gente operando com firulas, opções, etc, mas mesmo assim dá pra ver que estão bem mais evoluídos do que eu.

O que tem acontecido nos últimos meses é o pessoal reportando repetidos meses desempenho ruim, negativo ou inconsistente. Não tem como ser diferente, pois a bolsa só caiu nestes últimos meses.

Mas o que está acontecendo no momento é interessante para investidores pobretões como nós. Puxada pelo mal desempenho na economia, a Bovespa está numa queda exagerada que é simplesmente irreal. Há empresas boas, com bons indicadores, bom prospecto, que tiveram apenas uma queda normal de lucro ou as vezes nem isso, que estão com um valor muito, mas muito baixo. Irrealmente baixo.

Não estou falando de casos como Petrobras, que apesar de estar barata é uma empresa altamente endividada e cheia de problemas devido ao governo e conjuntura global do petróleo (que por acaso, exatamente nesta semana está mudando), mas de empresas normais, com menos fatores externos sobre ela.

Para se ter ideia, um material publicitário que eu vi de uma empresa que vende serviços de consultoria para investimento (devemos analisar com cuidado, mas pegar o que tiver de bom), fez uma simulação como algo do tipo: quem investiu 2 mil reais no começo de 2000, hoje tem 4 MILHÕES. O texto fala o óbvio, que momentos de queda prolongada na Bovespa vêm sempre seguidos de longas altas (nenhum mercado cai infinitamente), gerando ótimas janelas de oportunidade  para investimento em ações.

Fui verificar e o fato é venéreo verídico, gráfico das ações dela é mais ou menos assim:



Olha isso manolo, PQP!

Agora vamos voltar ao momento presente. Vamos analisar uma boa empresa do ramo de metalurgia, que é líder em seu mercado.



Vamos agora mudar de setor da economia, vamos para uma empresa de telecomunicações que também é líder em seu mercado.



Posso pegar várias empresas boas aqui, que estão bem em seus mercados, com bons lucros, com sua participação no mercado garantida a médio prazo ou mesmo crescendo, e com o mesmo padrão. Não precisa ser nenhum gênio pra saber que este mercado está distorcido para baixo. Repare que botei os dois últimos gráficos na extensão de 1 ano.

Minha opinião é: SIM, este é um bom momento para se comprar ações, se você está pensando em médio prazo. É praticamente impossível que estas empresas não recuperem a médio prazo, seja dentro deste governo, ou de outro, de intervenção militar alienígena, demore 1, 2, 3 ou 4 anos, estas empresas vão sim recuperar o valor delas de mercado e você terá uma oportunidade talvez não tão grande como essa da Lojas Americanas de valorizar o capital milhares de vezes, mas de ao menos duplicar ou triplicar o seu investimento. Não tenho a menor dúvida. Claro, se você comprar ações merda, você vai se foder do mesmo jeito. Mas com tantas empresas boas tem que ser muito burro pra errar em todas. Esta é a beleza do momento.

Vale lembrar que: bolsa é um investimento variável; seguro morreu de velho; se conselho fosse bom se vendia (não estou sendo pago pra dar esses conselhos de graça); e que toda humildade de reconhecer que sou reles peixe pequeno, estou começando. Mas no momento o risco é muito maior de não aproveitar este momento do que de perder dinheiro, se você está pensando em investir a médio prazo. A galera que amargou prejuízos nos últimos meses certamente está enviesada negativamente pelas perdas, e pode deixar de ver que estavam comprando na hora errada e que agora é o momento certo, tanto é que a Bovespa já demonstra certos sinais de recuperação.



Sucesso financeiro a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário