domingo, 15 de maio de 2016

Alfa físico, social, financeiro, emocional, intelectual, o escambau, onde estou no meio disso?



Alfa e Beta, esse negócio existe ou não?


Galeras, você pode tentar bancar o diferentão e dizer "não sou beta", "não sou Alfa", isso não existe, não me incluo nessas classificações baratas. Isso não existe. Mas o fato é: no mundo é formado por líderes e seguidores. Produtores e consumidores. Proativos e passivos. Não há como negar a realidade. Existe sim um forte paralelo entre a figura do lobo Alfa da matilha e a nossa sociedade.

Há pesquisas sérias e você pode encontrar isso por aí: pessoas em posição de liderança têm menos hormônios relacionados ao estresse e mais testosterona no corpo, ou seja, em geral, têm mais SAÚDE!

Portanto há sim pessoas Alfa e Beta (e outros tipos também mas que são irrelevantes). Focaremos nas características de Alfa, que é o que interessa.


Tipos de Alfa


Nós temos vários aspectos na vida, e é impossível ser bom em tudo. É como se você fosse um personagem de um jogo de RPG e tivesse que gastar seus pontos. Não dá para ser bom em tudo. Apesar de que há pessoas que tem mais pontos no total que as outras, ou seja, são bons em várias coisas enquanto alguns idiotas não são bons em praticamente nada, pois não tiveram acesso a cultura, educação, convivência, estímulos ou mesmo em alguns casos a um bom conjunto de genes :(. Por isso criaram essas várias subdivisões: alfa físico, alfa financeiro, alfa social, alfa intelectual, alfa car^lh0 de asa.  A sua compleição física, habilidade social, recursos financeiros, controle emocional e poder intelectual são categorias  o suficiente para cobrir todos os aspectos práticos da sua vida. Pra mim isso faz mais sentido.

Alfa físico é o cara que tem características físicas harmônicas e características de homem na razão de "Adônis": face simétrica, altura, ombros largos, braços fortes, etc. A galera usa essa expressão também para identificar homens que desenvolveram músculos. Vejo com ressalvas, mas em geral, esses caras acabam tendo sim características alfas e comendo muito mais mulheres que betas.
Quer saber se um cara é Alfa físico? Pergunte se outros homens gostariam de ter o físico dele e se as mulheres gostariam de ter uma relação afetiva-coitosexual com ele. Pronto.
(Repare que não estou fazendo manginagem nem estou dizendo que é para todo mundo viver para ser assim, apenas estou fazendo uma definição.)


Alfa social é aquele cara com grande energia social no trato com as pessoas, aquele que as pessoas não evitam em cumprimentar. Que arranca fácil sorrisos, que têm facilidade de olhar olhando nos olhos das pessoas, facilidade de vender ideias e de motivar os outros. Muitas vezes a facilidade de enganar os outros.

Alfa financeiro não precisa explicar muito. São caras que são líderes em aspecto de recursos financeiros em suas respectivas comunidades: empresários, industriais, fazendeiros, grandes comerciantes, investidores, etc. Quando se fala de Alfa financeiro se confunde muito com ostentação, andar com bons carros, mas muitas vezes não passa de um arremedo de imitação de betas tentando emular essas características, como um cara que compra um carrão sem poder pagar, sacrificando outros itens mais importantes do conforto da vida dele. Enfim, mas há claro Alfas financeiros que têm um gosto por carros bons e coisas caras e isso acaba aparecendo naturalmente, não é uma coisa forçada.

Alfa emocional, é o cara com grande controle das emoções. O que consegue colocar a razão a cima das emoções na maioria esmagadora dos casos. Alfas são naturalmente mais calmos e menos irascíveis, nas situações da vida mesmo, em geral. Quanto à interação com mulheres, isso passa muita segurança para elas. Mulher odeia caras instáveis, que choram por besteira, ou que elas conseguem manipular fácil, elas acabam desenvolvendo desprezo por homens assim, pode ser o cara rico, bombado, social, o que for. Por isso esse aspecto é importante.

Alfa intelectual, talvez o tipo menos comentado, em relação à comunidade em que vive, eu diria que é alguém com grande respeito no seu ramo acadêmico (cientistas de renome) ou profissional (escritores, médicos de destaque, juízes, etc); ou por sua capacidade de produzir, sintetizar ou explicar conceitos (alguns cientistas, escritores); ou alguém com grande capacidade mental conjugada a conhecimento teórico que o faz ter um sistema filosófico, pragmático ou de vida relativamente original (alguns atores e gênios da arte). Em termos mais simplistas mesmo, são pessoas com capacidade intelectual (raciocíno, conhecimento, capacidade de aprender) acima da média.


Posso ser só um tipo ou vários?


Como você viu, há várias características portanto não há como ser Alfa se você for bom em apenas um dos aspectos. Reparo em Alfas que são foda em vários aspectos

Vejo que Alfas geralmente nunca são Alfa em um só aspecto da vida.

Alfas financeiros, quando não conquistam fortuna por berço, geralmente é através de boas redes de relacionamentos pessoais (Alfa social), ou por destaque na sua área de conhecimento/profissão (Alfa intelectual).

Alfas físicos acabam se tornando acabam se tornando Alfas sociais pois: Acabam atraindo naturalmente mais mulheres e ficando bons no trato social com elas, e; São também naturalmente respeitados e admirados por outros homens, desenvolvendo mais amizades com outros homens do que os "betas sociais".

Alfas intelectuais acabam muitos sendo também bons de social. Esse estereótipo de gênio difícil de lidar é algo muito raro. Só quem usou esse estereótipo negativo de gênio total inepto social como se ele fosse relevante estatisticamente foi o autor daquele livro modinha "Inteligência Emocional", e isso no fim se provou uma farsa, mas isso é um assunto para outro post.


Como estou nessa classificação?

Um bom exercício, para tentar avaliar como desenvolver esses aspectos da sua vida, é fazer uma primeira avaliação. Usando a escala de 1 (pior possível) a 5 (melhor possível).

Veja por exemplo a minha auto-avaliação:


  1. Físico: 3 (magro com musculatura normal p/ fraco, mas tenho altura razoável quase 1,80, beleza mediana/alta - elas que dizem :P)
  2. Social: 3 (tímido, pouca energia social, mas tenho facilidade de conversar com pessoas individualmente e um pouco de liderança)
  3. Financeiro: 3 (classe média, emprego e renda razoável, pequenos investimentos, pobre mas estou melhor que 98%, me julgo 3/5)
  4. Emocional: 2 (um pouco instável emocionalmente instável, tendência a ser irascível, mas já sofri bastante e li bastante com isso aprendi muito portanto me julgo 2/5)
  5. Intelectual: 4 (sou acima da média pois comparando com os outros já fui melhor em várias situações, mas não sou gênio, por isso não sou 5, me julgo 4/5).


Média: 3.


Baseline da Alfisse

Pela avaliação vejo que sou próximo do lixo em Emocional, me salvo por pouco. E sou bom em Intelectual e mediano em Físico, Financeiro e Social. A partir daí posso traçar minhas estratégias para melhorar no que sou ruim e/ou aprimorar mais ainda no que sou bom.
Na média, fiquei com 3, exatamente no meio da escala, ou seja, o "perfeito" beta medíocre. Hehehe


Não sou Alfa mas minha vida está longe de ser ruim. Portanto se você quer viver de forma razoavelmente boa, recomendaria escolher pelo menos 1 aspecto para ser alto, 2 medianos e 2 fracos (de preferência em pontuação aceitável, como 2 e não 1, o pior da escala, o que te torna com fortes tendência para ser menos que Beta, um Ômega).

Faça o seu e calcule de acordo com a média.
Abaixo de 2: você está numa fronteira perigosa, está abaixo da Betisse. Cuidado para não virar Ômega!

Entre 2 a 3: Você é um Beta típico. Entre mediano e sub-mediano.
Entre 3 a 4: Beta com fortes caracteres Alfa, pois alguns dos seus aspectos da vida são acima da média.
Entre 4 a 5: Para ter média acima de 4 em tudo, você é com certeza Alfa Dog.



Espero que esta merda toda tenha sido alguma coisa útil para vocês molecada.


Abraços e até a próxima!






2 comentários: