sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Dicas de investimento de Warren Buffet




A sabedoria financeira do cara é infinita.

Vamos ver abaixo algumas dicas de Warren Buffet sobre investimento.

1. Não perca dinheiro. 
Meu comentário: Eu tinha um amigo que dizia o seguinte: ganhe pouco dinheiro e perca menos ainda. Isso te fará rico.

2. Não se esqueça da Regra nº 1.
Meu comentário: É interessante também não temer demais perder dinheiro, e sim odiar perder dinheiro. É isso que os ricos fazem. É necessário se expor a alguns riscos para lucrar. Mas é importante ter muita raiva de perder, e não uma paranóia incontrolável de perder, pois isso pode te fixar somente em modalidades de investimentos que só darão rendimentos menores.

3. É mais fácil evitar problemas do que se livrar deles.

4. O mercado não perdoa aqueles que não sabem o que estão fazendo. 

5. Invista em uma empresa que até um imbecil conseguirá administrar, pois um dia um imbecil o fará.

6. Existe diferença entre empresas que precisam de muito capital e aquelas que precisam de pouco ou nenhum capital.  

7. Você não precisa recuperar o dinheiro da mesma forma que o perdeu.Meu comentário: Esse é um padrão de investimento muito comum e repetido em investidores inexperientes. Compra um papel, cai, ele volta a comprar durante a queda para "recuperar" o investimento, e aí cai mais ainda. Muito cuidado. 

8. Procure empresas previsíveis.
9. Com informações privilegiadas e 1 milhão de dólares, você pode ir à falência em 1 ano.
10. Aprenda não só com a sua experiência, mas com a dos outros também.
11. Uma característica humana é tornar coisas simples complicadas.
Meu comentário: tente explicar investimentos para leigos, verá como é difícil para eles entenderem coisas simples, como corretoras, modalidades de renda fixa, porque não é interessante investir seu dinheiro no banco. 


12. Diversificação é uma proteção à ignorância, faz pouco sentido para aqueles que sabem o que estão fazendo.
Meu comentário: Eu sou adepto da diversificação moderada, pois não trabalho diretamente com investimentos. Uma das outras formas que essa fase do Warren Buffet é famosa é: "Coloque todos ovos numa cesta e vigie muito bem ela." Enfim, se você não é especialista no setor e empresa que está comprando o papel, não deve colocar todo seu dinheiro nela. Mas se você sabe o que está fazendo, é por sua conta e risco. 


13. Você só precisa ter pouquíssimos acertos, contanto que cometa o mínimo de erros.
Meu comentário: é interessante saber proteger os investimentos. A cada entrada na bolsa é interessante colocar stops, para caso a operação não dê certo, você não perca muito tempo e/ou dinheiro.

14. Uma ação não sabe que você a possui. 
Meu comentário: Não tenha envolvimento emocional nos investimentos.

15. O que sobe não tem necessariamente que descer. 
Meu comentário: as vezes temos dificuldade de acreditar na tendência de alta, e esperamos queda num momento que ela não virá.

16. As pessoas não aprendem com a história. 
Meu comentário: Estude lembranças de situações antigas e aprenda a tirar proveito das novas situações quando elas surgirem.

17. Os mercados não são eficientes. Aprenda a tirar proveito das ineficiências dele. 
Meu comentário: Há uma série de lentidões e ineficiências no mercado, desde o acontecimento de coisas, mudanças nos cenários de atuação das empresas que influenciarão os preços dos papéis. Nesse momento o investidor pode atuar com essas informações para otimizar seus ganhos. Aqui no Brasil temos mais oportunidade ainda, pois temos uma economia e uma concorrência menos "eficiente" que as das outras bolsas do mundo.


Plus: O cara é tão gênio que escreveu até a situação para o Brasil a muito tempo atrás. Se tivessem implementado uma medida no Brasil, nunca que teríamos essa puta bagunça e crise no país.


"Eu acabaria com o déficit em cinco minutos. É só aprovar uma lei que diz que qualquer período em que haja um déficit maior que 3% do PIB, todos os membros eleitos do Congresso seriam inelegíveis para reeleição." Warren Buffet


Abraço!
Sucesso financeiro!






7 comentários:

  1. Boa Self!
    A nº 12 sobre diversificação eu faço o mesmo. É mais fácil vigiar um ativo só do que vários. Até o piramideiro do Kiyosaki no pai pobre pai rico, diz que se você é pobre, tem que focar. Se você não dedica 100% do seu tempo aquilo, você não terá 100% de retorno, simples assim.

    Abraços e sucesso financeiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô não chama o mestre de piramideiro kkkk Será bixo?
      Abraçoo!

      Excluir
  2. Fala Self, vai voltar com o ranking já com o mês de janeiro de 2017?

    ResponderExcluir
  3. Este investidor Warren Buffet e top o melhor de todos. estou trabalhando em meu negocio em casa para investir em ações

    ResponderExcluir