sábado, 13 de fevereiro de 2016

A verdade (e as mentiras) sobre a diferença de ganho entre os gêneros




Vamos lá. Nesse blog queria falar sobre esse assunto, mas não só de um jeito revoltadinho ou falando merdas emocionadas como pessoas falastronas fazem. Quero colocar uns textos para fazer exercitar um pouco a massa cinzenta.


The true story of the gender gap – A verdade (e as mentiras) sobre a diferença de ganho entre os gêneros


Mulheres ganham menos que homens? A discussão bombou a umas semanas atrás após o presidente dos EUA, Obama, falar em um de seus discursos que mulheres ganham cerca de 0,78 cents para cada dólar ganho por homens. As pesquisas foram feitas para a realidade dos EUA mas creio que no Brasil não seja muito diferente.

O podcast “Freakonomics” (do mesmo autor do livro homônimo) publicou dia 7 de janeiro um episódio "The true story of the gendeg gap" discutindo a realidade da diferença entre ganhos de homens e mulheres nos EUA.

Vale lembrar que o Freakonomics não é um podcast militante de nada, e o estudo foi desenvolvido por uma pesquisadora de Harvard, Claudia Goldin.

A principal explicação do estudo, para a pretensa diferença entre ganhos, vem do fato de mulheres trabalham menos horas (isso é repetido várias vezes pela pesquisadora na discussão). Mulheres tendem mais que homens a procurar trabalhos com horário mais flexível.

Essa diferença aparece principalmente quando algumas comparações são feitas erradas. Como comparar por exemplo ganhos de enfermeiras com médicos sob uma mesma categoria “profissionais de saúde”.

A menor diferença entre ganhos de homens e e mulheres vem das profissões de saúde (healthcare), ciência e tecnologia. Menores diferenças também vêm de prestadores de serviços autônomos (self-employed), dentistas, etc.

As maiores diferenças de ganhos entre os homens e mulheres vêm de “profissões de escritório” (corporate office), e serviços financeiros, mais uma vez, com influência maior das horas trabalhadas. Mulheres aparentemente escolhem trabalhos mais flexíveis.


Profissões que mulheres ganham mais. Pode isso Arnaldo?


Em algumas profissões, mulheres ganham mais, como professor primário. Nessa profissão, mesmo com horas iguais de trabalho, os homens ganham menos em média que as mulheres.

Conclusão: mulheres NÃO ganham 20% menos do que homens, a não ser que você torture as estatísticas, compare laranjas com maçãs e torture a verdade. Mulheres, na média, trabalham menos horas que homens e em algumas profissões ganham até mais que eles.


Fontes:
Freakonomics – The True Store of the Gender Pay Gap
http://freakonomics.com/podcast/the-true-story-of-the-gender-pay-gap-a-new-freakonomics-radio-podcast/


Claudia Goldin
http://scholar.harvard.edu/goldin/home



2 comentários:

  1. Amigo, o feminismo é apenas um dos braços do marxismo cultural.
    Não devemos combater o efeito, mas sim a causa, eliminando o estado, se elimina todos os parasitas que irão fazer de tudo, como tirar estatisticas da bunda para comprovar suas ideologias.

    Esse pessoal é tão inutil que quando chega ao final do processo, todos eles são eliminados.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pobre Sonhador! É isso aí. Meu objetivo é trazer coisas bem embasadas em pesquisas e números para nos ajudar a combater esses argumentos falaciosos e essa ideologia de gênero sem nenhum compromisso com a realidade. Abraço.

      Excluir