sábado, 26 de março de 2016

Ter metas não só é importante, mas torna a vida interessante




É engraçado como alguns de nós, mesmo achando que temos metas na vida, muitas vezes não temos metas claras para longo prazo, muitas vezes não temos uma estratégia bem escolhida que guiará a nossa vida, que seguiremos. 

Atualmente decidi aderir com mais força à meta da IF. Os ganhos que tive este mês, embora eu saiba que sejam um pouco anormais, de alguma forma conseguiram virar uma chave na minha cabeça que me fez acreditar que é possível.
Esse plano de chegar ao milhão é só mais um, mas é um plano bem legal. Ter uma meta nos torna mais motivados e torna a vida um pouco mais interessante. Por isso muitos milionários, mesmo após ter alcançado uma enorme fortuna continuam desempenhando projetos. Pelo mesmo motivo, alguns caras que chegaram ao topo: esportistas de elite, artistas, etc, sucumbem à depressão devido ao vazio de sentido da vida. Alguém lembra daquela música "Ouro de Tolo" do Raul Seixas? Ela ilustra bem esse tipo de vazio que muitos artistas e esportistas de alto nível têm quando alcançam muito sucesso. 

Voltando ao assunto, temos que aprender a definir metas. Eu tento me lembrar das vezes que eu fui sucedido e as vezes que eu fracassei definindo metas. Isso pode ajudar você a não percorrer os mesmos erros e a facilitar seus acertos.

Há uma literatura razoável sobre essa parte de metas, planejamento pessoal, etc. Eu gosto de um acrônimo simples que fala sobre a meta ser SMART: Specific, Measurable, Action-Oriented, Realistic e Time-bound. Se não entendeu eu traduzo: Específica, Mensurável, Orientada a ações, Realista e Limitada em tempo.

Por exemplo, "ganhar 1 milhão" é uma meta, mas não é limitada em tempo. É interessante colocar um tempo na sua meta para fazer sua mente trabalhar para isso. Ganhar 1 milhão em 1 ano é uma meta limitada no tempo, mas talvez não seja uma meta realista para a maioria esmagadora das pessoas. Se você colocar 10 anos, ou 5 anos, aí você já vai ajustando à sua realidade, e sua mente começa a trabalhar em maneiras de como fazer isso. Parece besteira, mas é uma tecnicazinha simples mas legal.


Analisei as vezes em que eu tive sucesso e vezes que não tive sucesso em coisas que eu coloquei como meta. Tentei buscar alguns fatores em comum de ambos. Veja abaixo.

As vezes que eu eu fui bem-sucedido:


  • Metas de estudo com objetivo claro definido, e com os recursos disponíveis (acabar um livro ou um curso).
  • Quando tive uma ferramenta de acompanhar diariamente ou semanalmente. 
Lembro que fui usuário de um serviço chamado "Health Month", em que você colocava suas metas da semana, tipo: beber refrigerante somente 1 vez por semana, cortar o consumo de açúcar, etc. No final do dia ele te mandava  um e-mail e você respondia se tinha cumprido ou não. Como o objetivo do negócio é você melhorar, só sendo muito retardado pra mentir, e como era algo que ainda estava fresco na memória, não tinha como você errar por esquecimento, como muitos gordinhos safados fazem, por exemplo, omitindo as coisas que comem fora das refeições regulares. Ao final da semana, ele te dá um relatório do que você cumpriu ou não das duas metas. Era excelente. Foi uma das coisas que me ajudou a conseguir largar o vício por refrigerante. Infelizmente a ferramenta não se atualizou mais, não deve ser legal de usar.


As vezes que eu fracassei:
  • Quando coloquei um "objetivo" muito aberto, como trabalhar uma habilidade específica ou um traço de personalidade. 
Por exemplo, em 2008, serei um cara mais sociável. Ou em 2009, mais tranquilo. Ou mesmo em 2010, ser um cara mais focado, eliminando a multi-tarefa. Essas coisas não são nem metas, se você não quebrar esse plano em metas mais específicas e mais quantificáveis, a chance de se perder no caminho é de 99,3%. Parece óbvio para alguns, mas eu anotava isso e não conseguia cumprir por vários anos consecutivos. Para eu ter conseguido, deveria ter quebrado esse plano em metas acompanháveis e realizáveis.

  • Metas de vários projetos "grandes" ao mesmo tempo. 
Simplesmente não conseguia atingir. A nossa mente não funciona muito bem trabalhando em váris coisas ao mesmo tempo. Acabava atrasando uma coisa, deixando de lado uma que eu já estava indo bem, e não ia bem nem na coisa que estava ficando bom, nem na que eu estava ruim. Perdia tudo. Foco é muito importante. Escutei um dia desses uma mensagem do Flávio Augusto (Geração de Valor) e ele explicou isso de uma forma simples e que eu somente agora fui entender completamente, foi mais ou menos assim:
"É preciso ter foco, muitos empreendedores começam a partir para outro empreendimento antes de o primeiro ter dado certo, ou tentam abrir franquia antes de uma única loja dar certo".

A genialidade as vezes vem de saber dizer as coisas de modo simples. Para mim essa frase dele caiu como uma luva, pois eu sou o tipo de pessoa que tem muita facilidade de ter boas ideias e menos de fazê-las tornar realidade. Por isso, talvez as vezes cortar ou deixar de lado algumas ideias, fazer menos coisas, possa ser chave para o sucesso.


Atualmente, coloquei metas para áreas que estavam fracas na minha vida:

  • Condicionamento físico;
  • Leitura de livros / literatura geral;
  • Estudos / cursos da minha área profissional, que apesar de estudar razoavelmente bem eu estava muito irregular;
  • Meta financeira (20k até o final do ano);
  • Jogos. Apesar de atualmente ter acesso a muitos games, pela falta de tempo (maldita idade adulta) estava jogando muito pouco e acho que jogar deixa você com a mente afiada, ao contrário de outros entretenimentos mais passivos. Coloquei essa meta de entretenimento assim como a de leitura geral.
Há várias coisas que gostaria de fazer, mas essas foram as lacunas principais e que eu tinha chance de melhorar.



Abraços e sucesso!


7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O problema é quando nós somos condicionados a ser fracassados.

    Com família em casa não consigo fazer nada. Sem eles em casa, minha mente me sabota, dizendo que eu sou tão fracassado quanto eles e não sou capaz de fazer nada.
    No trabalho, os chefes inúteis, sabem que são medíocres e quer que você seja tão ruim quanto eles.

    Admoestam-te até o limite, querem que você faça horas extras de graça e acelere seu trabalho.

    Na volta da tortura tem que aguentar ônibus/metro/trem lotado de pessoas insuportáveis.

    Quando finalmente chega a casa, acha que vai descansar (pois já desistiu de fazer qualquer coisa depois do trabalho) já te pegam para resolver todos os problemas que seus parentes chimpas criaram durante o dia. A mãe, esposa, sogra, ou todas elas ao mesmo tempo fofocam intrigas das vizinhas, novela, amigas e bbb.

    Quando não vem falar do trabalho delas que teve que passar o dia fazendo intrigas para a inimiga que dá pro chefe, não fazer ela ser mandada embora.

    Seu único desejo acaba sendo dormir bem, pois nem isso conseguirá graças, já que os vizinhos festejam suas vidas fracassadas, enchendo a cara e quebrando os pratos na cabeça dos outros.

    Ter uma família chimpa é a pior coisa que qualquer jovem pobre pode ter.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é PS, estou ciente. É muito ruim mesmo. Eu sofri isso na pele e tive família que me atrapalharam. O segredo eu acho é dar prioridade às coisas, com prioridade e prazos para seus projetos as coisas acabam saindo mais cedo ou mais tarde.

      Quanto ao trabalho, as vezes realmente é frustrante, mas lembre-se que você não está preso a fazer coisas somente no seu emprego, você pode ter projetos fora da empresa. Frequentar redes de empreendedores, eventos, etc. Dá pra fazer até muita coisa pela internet mesmo.

      Excluir
    2. Esse domingo foi um dia daqueles que tudo dá errado.
      Voltando de um compromisso. pus meus fones de ouvidos e liguei o rádio, sabe que musica estava tocando? Don't Stop Believin' do Journey. Meu semblante mudou no mesmo momento, naquela hora achei que meu dia não seria todo perdido. Logo após tocou Shiny Happy People do
      R.E.M. Eu já estava achando que o dia iria terminar com saldo positivo.

      Quando de repente, a vida sacana como ela é, logo providenciou de me deixar sem sinal de rádio e voltar a ter acontecimentos negativos.

      Por mais que mantenha tudo dentro dos planos, a vida faz questão de destruir meus resultados ou os meios com os quais eu poderia tê-los.

      Meu novo salário é um lixo. Atualmente ou você trabalha em qualquer porcaria ou morre de fome. Até para separar a grana para o lazer tem de ter uma preocupação extra. Vendo os demonstrativos de IR eu fico pensando, ahhh se esse valor fosse todo meu... Maldito governo!

      Tá difícil amigo...

      Abraços!

      Excluir
    3. Força PS!!!
      Se tá impossível aumentar em aporte foca em aumentar seus ganhos. Lógico que é médio prazo. Ou com emprego (que tá difícil na crise eu sei), concurso (piorou) ou algum negócio. Quanto aos impostos, se você puder prestar serviço como MEI, paga muito menos imposto. (tou falando além do seu emprego)

      A vida é assim mesmo. Agora estou com um emprego razoável e mais uns 3 fontes de rendas pequenas (bicos) mensais. Já cheguei a ser um fodido que entrava em 2 estágios sem receber e não ter dinheiro nem para entrar no cinema com uma menina que eu tava xavecando.

      Excluir
  3. Post maravilhoso! muito legal mesmo!
    As metas são obstáculos que temos de ultrapassar!
    Eu não conhecia esse nome: SMART, mas já tinha metas nesse esquema, no caso, a minha é aportar 85% do salario ou mais. Ou seja, viver na miseria maxima! hahahaha
    Gostei bastante da musica também! ouro de tolo do raul!
    Valeuu Self-made!

    Bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir