terça-feira, 7 de junho de 2016

Atualização Patrimônio Mai/2016 12.543,17 -12,74%



Saudações guerreiros do milhão!

Desculpem a demora. Muito trabalho e um zilhão de coisas pessoais para resolver me afastaram um pouco. Mas a busca pelo milhão continua em pé. Ou o primeiro passo dessa busca.

Esse mês para mim foi ruim, tive que pagar várias dívidas, conforme previ no mês anterior e acabou baixando e dando retirada de novo. É muito chato em vez de fazer aporte fazer uma retirada, e ainda mais pelo segundo mês seguido. É bem desmotivante. Mesmo sabendo que tinha feito um aporte exagerado eu deixei uma margem razoável para os meses à frente mas mesmo assim essa margem foi consumida e acabei tendo mais ainda do meu colchão de segurança. O lado bom é que minha carteira de RF + RV permanece intocada, não precisei retirar nada dela. Meu colchão de segurança está em um valor crítico mas ainda não zerou.



Luta para sair da pobreza


Outra coisa que eu percebi com as retiradas é como me falta conhecimento é que nem a planilha de lançamentos consigo fazer direito. Me acho usuário avançado de Excel mas fazer uma planilha de um jeito legal para ver o rendimento de cada carteira em sistema de cotas, e gerenciar direitinho as retiradas e aportes não é simples, você tem que deixar umas verbas separadas para facilitar a contabilidade. Inclusive o Pobreta que é da contabilidade afirmou que fez isso nesse mês. É por isso que existem contadores hehehehe

Escrutinei revoltadamente meus gastos para ver o que posso tirar e é foda pois não tenho gastos exagerados, a única extravagância que fiz foi comprar um eletrônico e um upgrade do meu PC esse ano. Fora isso, foram só coisas mesmo que tive que comprar ou pagar. Tive que ajudar uns parentes, mas isso nem reclamo tanto pois já tinha prometido a tempo. Nos próximos meses esses gastos vão acabar, espero que assim volte a me aproximar de um ritmo de aportes para a meta dos 20k.


Resultados

Quanto ao desempenho dos investimentos, fui garfado na bolsa mas foi burrice minha, pois voltei a me expor. Estou com uma desvalorização no momento de cerca uns R$ 900. Contei direitinho a burrice que fiz, comprei, subiu, não vendi e não botei stop (ganância + atitude temerária). Vai continuar lá pois é um valor baixo, menos de 4k. Pretendo recuperar o valor em médio prazo, daqui a 1 ano, algo assim. Mas novas compras farei somente de Renda Fixa. A Renda Fixa está boa, acabou segurando a média da queda da minha carteira.

Saldo da carteira RF+RV: R$ R$ 10.952,81
Variação da carteira no mês: -3,46%

Poupança: R$ 1.590,36 (retirada de 1438,22)

Total: R$ 12543,17

Variação líquida: -12,74%



Líquido só o verdinho. Próximos meses ultrapasso 100K juntando tudo.



Aprendizado - Stop Loss

Esse é o problema de não colocar Stop Loss, é que ou você perde dinheiro, ou perde tempo, que dá no mesmo. Quando você não coloca stop loss e ação caiu mais do que você "previa", você tem duas opções: ou vende e arca com o prejuízo enorme (não recomendado), ou fica com as bostas das ações que desvalorizaram esperando voltar a subir (também é arriscado) podendo se recuperar ou mesmo cair de vez e piorar a situação. O problema é que, mesmo que voltem a subir, demora tempo, e esse tempo que você perde com o seu dinheiro não rendendo é diretamente dinheiro que você está perdendo. É melhor arcar com perdas pequenas e calculadas colocando o stop loss e retomar o dinheiro para trabalhar para você. Parece fácil falar, mas é difícil botar isso na prática. Quem conseguir se dará bem.



Sucesso financeiro!





4 comentários:

  1. Faz tempo que vejo que atualizar o pc é perda de tempo e grana.
    Só acho necessário caso o trabalhe com aplicações pesadas, como edição de imagens, vídeo e 3d.

    O negócio é ter sangue frio. A tendência da bolsa agora é só subir. Se realmente que vender dá uma ordem de start não de stop.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí PS. O meu caso é desses, eu uso a máquina para trabalho.
      Sobre a bolsa estou bem frio, só vou vender quando igualar ao que eu comprei ou superar. O ruim é que o dinheiro tá parado sem eu poder fazer novas compras para eventualmente aproveitar o sobe e desce, ou mesmo alocar logo tudo em renda fixa.

      Excluir
  2. Mas SelfMade, você não pode vender x ações que estão desvalorizando e depois comprar as mesmas x ações que foram mais desvalorizadas ainda?

    Compre x ações a 10,00 cada e elas começaram a desvalorizar.
    Vendo as x ações a 9,00 cada vamos supor que elas continuam descendo
    Compro as mesmas x ações por sete cada

    Agora veja: Se eu comecei com 10: Eu gastei 100 para compra-las correto?
    Vendi por 9 recuperei 90
    Comprei por sete agora eu tenho 20 e mais 10 ações iniciais. Totalizando 100-20=80, como seu eu tivesse comprado as dez por 8 pau, ou ter recuperado 20, ao invés de apenas ficar esperando o tempo que elas voltem a dar alta..

    Será que da pra fazer isso, será que é viável? Ou eu to falando besteira? (estou estudando agora como investir)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Futuro Alfa, você pode fazer isso, mas isso se chama "formar preço médio". O perigo de formar preço médio para baixo, é que você pode ter a ilusão que está ganhando esse 10-9 = 1 real, mas esses 9 podem cair mais ainda, entendeu? Vc tem a ilusão que está ganhando na pequena transação mas no global pode estar afundando tudo, se você estiver comprando numa tendência de baixa. Isso é uma das primeiras ideias dos investidores iniciantes.

      O jeito correto de formar preço médio bom, dizem os analistas, é para cima, ou seja, a favor da tendência, vai subindo e vc vai comprando, mas vc está ganhando pois está a favor da tendência, seu risco diminuiu. Entende? É um pouco contraintuitivo mesmo. Mas resumindo formando preço médio para baixo é muito arriscado pois vc pode perder mais ainda. Enquanto formar preço médio para cima você teoricamente está deixando de ganhar alguma parte da variação, mas diminuindo seu risco pois está apostando a favor da tendência.

      Abraço

      Excluir